Osteoartrite da Mão

A Osteoartrite ou osteoartrose da mão é uma afecção comum. É uma doença degenerativa das articulações e causa dor, deformidades e aparecimento de nódulos nas articulações distais dos dedos (nódulos de Heberden). Esses nódulos se devem ao aparecimento de osteófitos, também conhecidos como “bicos de papagaio”. Essas articulações e a base do polegar se tornam rígidas e por vezes doloridas. Geralmente, os punhos e as articulações entre os dedos e a mão não são afetados. As articulações implicadas podem ficar desalinhadas.

🔸 Diagnóstico
• Exame médico
• Radiografias
• Exames de sangue

Normalmente, o diagnóstico  baseado no exame radiográfico.

🔸 Doenças como: traumas, infecções, gota, psoríase, e outras condições podem causar artrite nas mãos. Os principais sintomas das artrites nas mãos são: rigidez, inchaço, fraqueza, dor e deformidade.

🔸 Tratamento
• Medidas para aliviar a dor.
• Medicações
• Ocasionalmente podem ser utilizadas infiltrações de corticóide, Ácido Hialurônico ou, em casos mais severos, cirurgia

• Incluir exercícios de amplitude de movimento em água morna (para aliviar a dor durante os exercícios e manter as articulações o mais flexível possível), repouso, uso intermitente de tala para prevenir uma deformação e uso de analgésicos ou medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e o inchaço.

Quando a osteoartrite está avançada e outros tratamentos não foram eficazes, pode ser necessária a reconstrução da articulação ou sua fixação definitiva (artrodese).

⚠Em caso de desconforto, não espere, busque auxílio especializado! ⚠

Cirurgiões de Mão do Ortopédico BH:

Dr. Arlindo Pardini
Dr. Afrânio Freitas
Dr. Antônio Barbosa
Dr. Bruno Maranhão

Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. Consulte sempre seu médico. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.