Tendinite do Aquiles

O Tendão de Aquiles ou Tendão Calcâneo se localiza na região posterior do tornozelo. Ele é formado pela união dos músculos da panturrilha.

É o tendão mais forte do corpo humano, entretanto é um local sujeito a diversas lesões.

  • PRINCIPAIS SINTOMAS:

Dor no tornozelo ou no calcanhar associado a rigidez pela manhã, vermelhidão ou inchaço no local. A dor pode piorar após a atividade física.

  •  ACOMETE DOIS GRUPOS DE PACIENTES:

 1. Atletas, jovens, praticantes de corrida, futebol, basquete, vôlei (atividades de salto). Geralmente estes pacientes possuem encurtamentos e ou desequilíbrios musculares que geram uma sobrecarga no tendão de Aquiles;

 2. Pacientes entre 40 a 60 anos sedentários, com sobrepeso e uso de calcados inadequados (rasteirinhas, calcados muito flexíveis e baixos).

  • TRATAMENTO:

O tratamento deve ser individualizado.

Em casos leves e iniciais normalmente é indicado o tratamento conservador realizado com fisioterapia, repouso, compressa de gelo e adequação de calçados ortopédicos. Outra possibilidade é eletrólise percutânea intratecidual (já comentada em posts anteriores).

Casos graves e avançados ou aqueles que não melhoram com o tratamento conservador devem ser tratados cirurgicamente. Atualmente foram desenvolvidas técnicas minimamente invasivas e artroscópicas para tratar estas lesões.

 

Cirurgiões de Pé e Tornozelo do Ortopédico BH:

Dra. Ana Luíza Sousa Lima C. Araújo
Dr. Gustavo Araújo Nunes
Dr. Rodrigo Garcia Vieira

 


Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. Consulte sempre seu médico. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.