Síndrome do Túnel do Carpo

O que é Síndrome do Túnel do carpo?

É uma desordem dolorosa e com formigamento no território do nervo mediano (desenho) que ocorre na mão quando este nervo passa pelo túnel do carpo e é comprimido por algum motivo.

O que causa?

Qualquer coisa que aumente a pressão dentro do túnel do carpo. Pode ocorrer durante a gestação, em casos de diabetes, artrite reumatoide, sequela de fratura, cisto sinovial, entre outras causas, mas o mais comum é ser de causa desconhecida ou idiopática.

Quais são os sintomas?

A síndrome do túnel do carpo geralmente causa dor, formigamento e dormência, especialmente no polegar, indicador e dedo médio, de modo geral acentua no período noturno e ao acordar, melhorando a seguir, mas podendo apresentar sintomas também diurnos, a medida que progredi a compressão, chegando a perder a sensibilidade nos dedos referidos e deixar cair as coisas.

Como é o diagnóstico?

Se você tem estes sintomas procure um cirurgião de mão. O diagnóstico é dado pela história e o exame físico, mas pode ser preciso um exame complementar que é a eletroneuromiografia (ENMG).

Qual o tratamento?

O cirurgião de mão é quem determinará o tratamento que pode consistir em posicionamento adequado do punho e dedos, infiltrações ou cirurgia.

A cirurgia tem complicações?

Esta cirurgia proporciona muito bons resultados, mas como todo procedimento cirúrgico pode ter complicações. Entre as mais frequentes encontramos a dor nos pilares laterais, complicação na ferida cirúrgica e raramente distrofia simpático reflexa. Normalmente o retorno ao trabalho de desempenho de força se dará entre 4 e 6 semanas e em casos que não exige força duas semanas

Cirurgiões de Mão do Ortopédico BH:

Dr. Arlindo Pardini
Dr. Afrânio Freitas
Dr. Antônio Barbosa
Dr. Bruno Maranhão


Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. Consulte sempre seu médico. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.