Fascite Plantar X Esporão Calcanhar

É muito comum receber pacientes no consultório com queixa de dor na região plantar do calcanhar relatando que receberam um diagnóstico de ESPORÃO.

Na verdade, o esporão visto na radiografia não é uma doença e não é a causa desta dor!! O termo correto dessa doença é Fascite Plantar!!

A fáscia plantar é uma estrutura elástica que existe na região plantar do pé. Ela ‘’nasce’’ no calcanhar e vai até aos dedos. A fáscia inflama quando sofre uma sobrecarga e com o tempo se degenera e se torna uma estrutura mais rígida!!!

Com o passar dos anos essa fáscia rígida vai tracionando o osso do calcanhar e essa região forma uma calcificação vista na radiografia (o famoso esporão).

As causas dessa sobrecarga são diversas e geralmente estão relacionadas:

– Uso excessivo de salto alto e ou calçados rasteiros (a famosa rasteirinha)

-Atividades de impacto (saltar, pular, corrida)

-Desequilíbrios musculares gerais dos membros inferiores: é importante enfatizar o encurtamento dos músculos da região posterior da panturrilha

-Variações da anatomia dos pés: pés cavos ou pés planos

O principal sintoma é a dor na região plantar do calcanhar que ocorre principalmente pela manhã, na primeira pisada do dia.

O tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico é capaz de melhorar mais de 90 % dos casos!!! Ele consiste em algumas medidas descritas abaixo:

1. A fisioterapia é a principal medida para curar a Fascite Plantar. Tratar os desequilíbrios musculares globais dos membros inferiores e trabalhar a musculatura intrínseca do pé é a medida mais eficaz do tratamento.

2. Para casos mais avançados que não melhoram com a fisioterapia inicial pode ser realizada a Eletrólise Percutânea Intratecidual ou terapia por ondas de choque

3. O tratamento medicamentoso e as infiltrações são reservadas somente pra crises de dor intensa. É importante lembrar que a medicação é uma medida paliativa; ela não cura essa doença!!!

4. Outras medidas envolvem o uso de calcados ortopédicos: aqueles calçados com sola firme que sustenta o arco do pé e possui uma pequena elevação no calcanhar. Evite as rasteirinhas!!!

 

DR. GUSTAVO NUNES
Cirurgia do pé e tornozelo
CRM-MG: 54123

 

 


Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. Consulte sempre seu médico. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.