Joanete: O que é? Como tratar?

O Hálux Valgo, popularmente conhecido como joanete, consiste em um desvio do dedão do pé, que pode causar dor, calosidades e desconforto para usar diversos calçados. Geralmente, o dedão é o mais afetado, entretanto, algumas pessoas também podem desenvolver joanete no dedo mínimo.

O aparecimento do joanete é mais comum em mulheres especialmente naquelas com história familiar desta doença, e que costumam usar sapatos apertados de bico e naquelas com doenças articulares, como a artrite. Atualmente existem cirurgias minimamente invasivas para tratar essa deformidade, porém existe uma pergunta que é muito frequente no consultório: É preciso operar o joanete?

Não existe uma resposta correta para esta pergunta. O tratamento do joanete é individualizado de acordo com as queixas e características de cada paciente.

O fato é que a única medida capaz de tratar a causa e corrigir a deformidade/joanete é a cirúrgica. Mesmo assim indicamos a cirurgia apenas para aqueles com dor, dificuldade de calçar calçados fechados e limitação das atividades diárias que não estão melhorando com as medidas de tratamento mais simples. É muito importante conversar bastante com o seu médico sobre as vantagens e desvantagens de cada tratamento!!!

Em relação a cirurgia atualmente existem técnicas minimamente invasivas realizadas por acesso de 02 a 03 milímetros que proporcionam uma reabilitação menos dolorosa, mais confortável e permite um apoio imediato, usando uma sandália ortopédica logo após a cirurgia. Entretanto como toda cirurgia ortopédica existe um tempo para uma recuperação completa!!!

DR. GUSTAVO NUNES
Cirurgia do pé e tornozelo
CRM-MG: 54123

Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Consulte sempre seu médico.