Bursite trocantérica

Bursite trocantérica é a principal queixa no consultório de um especialista em doenças do quadril. Trata-se de uma inflamação nos tecidos que envolvem o quadril (mais especificamente tendões e bursa). Geralmente causada pela relativa fraqueza e encurtamento da musculatura glútea. Não se trata se uma doença óssea.

A bursite trocantérica provoca dor lateral no quadril irradiando-se para a face lateral da coxa. Há piora dos sintomas ao se deitar sobre o lado afetado, subir escadas, sentar e levantar e ao caminhar. É mais comum nas mulheres por ter um quadril mais “largo” que o do homem.

O tratamento da bursite trocantérica geralmente é clínico, incluindo fisioterapia adequada e analgésicos. O tratamento cirúrgico é raro. É uma patologia, em geral, curável com um tratamento adequado, porém a melhora é gradual e exige dedicação do paciente.

 

Dr. Guilherme Horta Dias
CRM/MG 30543


Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Consulte sempre seu médico.