Cirurgia Minimamente Invasiva / Percutânea do Pé e Tornozelo

A cirurgia ortopédica moderna tem evoluído para as técnicas minimamente invasivas ou percutâneas com menor agressão aos tecidos, com menos dor e menor tempo de recuperação pós operatória.

A cirurgia minimamente invasiva ou cirurgia percutânea é uma técnica usada para o tratamento das deformidades do pé através de mini incisões (de 2 a 3 milímetros). Ela iniciou-se nos Estados Unidos porém foi desenvolvida na Europa ganhando popularidade nos últimos 20 anos.

As suas vantagens são diversas. Por se tratar de uma técnica pouco invasiva realizada por mini incisões o paciente apresenta benefícios em relação ao pós operatório.

Vantagens: apresentam menor dor pós operatório, reabilitação mais precoce, permite apoio imediato, possibilidade de alta hospitalar no mesmo dia, pode ser feita com anestesia ao nível do tornozelo, menos problemas de cicatrização (diabéticos, idosos, varizes) e menor taxa de infecção quando comparadas às técnicas convencionais (cirurgia aberta).

Indicação da técnica: Correção de todos os tipos de Joanetes, dedos em garra ou martelo, metatarsalgia (dor plantar aos metatarsos), joanete do alfaiate (quinto dedo), revisão de cirurgia aberta, mal formações congênitas ou complicações que dificultem o acesso convencional.

Como toda cirurgia existem riscos e complicações, especialmente porque as abordagens são feitas de forma percutânea, sem visualização direta. Por isso é necessário que o cirurgião tenha indicação precisa, muito treinamento e experiência com a técnica e conhecimento anatômico das estruturas envolvidas para evitar lesões.

Foto 1: aspecto pós operatório de correção do joanete demonstrando as mini- incisões.

Dr. Gustavo Araújo Nunes
Cirurgia Pé e Tornozelo