Tendinite patelar

A tendinite patelar, também conhecida como joelho do saltador, geralmente acomete atletas com atividades que requerem a extensão súbita do joelho, como corrida, salto e chutes, levando a microtraumas no tendão patelar, geralmente na região do pólo inferior da patela.

O primeiro sintoma da tendinite patelar é a dor após a prática esportiva, que tende a desaparecer com o repouso. Com a progressão do processo, ela surge no início da atividade física, desaparecendo após a continuação do exercício e reaparecendo no repouso. Nos casos mais graves pode haver incapacidade total do mecanismo extensor do joelho e até ruptura do tendão patelar.

O diagnóstico da tendinite patelar é basicamente clínico, caracterizando-se por dor à palpação do pólo inferior da patela e do tendão adjacente ou dor durante a extensão forçada do joelho, podendo-se observar, em alguns casos, edema localizado e nódulo doloroso na região.

O tratamento da tendinite patelar é, inicialmente, conservador, com afastamento da atividade física, repouso, anti-inflamatórios e exercícios fisioterápicos – como alongamentos musculares e fortalecimento excêntrico do quadríceps.

 

Dr. Breno Almeida de Pinho Tavares
CRM/MG 54400


Importante: As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento. O conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Consulte sempre seu médico.