10 Orientações para se evitar fraturas em idosos

1- evite obstáculos como fios, tapetes soltos e objetos nos trajetos da casa;

2- mantenha os ambientes iluminados com cortinas leves tipo persianas e iluminação noturna de parede;

3- use piso antiderrapante em escadas, banheiros e cozinhas;

4- no quarto, a cama deve ter 50 a 55 cm de altura. Deve haver cadeira para se vestir e os chinelos devem ser antiderrapantes. As maçanetas das portas devem ser grandes e o cabideiro deve ser baixo;

5- no banheiro, deve haver barra tipo corrimão no box, cujo piso deve ser antiderrapante. O idoso deve usar banco para tomar banho sentado, com chuveiro móvel (tipo ducha com mangueira) e sabonete líquido. Este tipo de sabonete escorre quando cai no chão. Quando o sabonete em barra cai no chão e o idoso vai apanhá-lo, há o risco dele  ficar tonto e cair ao levantar a cabeça (hipotensão postural). Já o vaso sanitário deve ser elevado a 50 cm de altura para facilitar sentar e levantar.

6- na sala, as poltronas e os sofás devem ser elevados entre 50 a 55 cm, os móveis devem ser arredondados (mesas, cadeiras), as estantes bem fixas e a TV e o som devem ter controle remoto e fios presos. Deve-se retirar tapetes soltos, fios de abajures e porta-revistas.

7- na cozinha, a bancada da pia e o fogão devem estar na mesma altura. Evitar objetos pesados ou em locais altos.

8- beber muito café ou muita bebida alcoólica pode enfraquecer os ossos.

9- a nicotina do cigarro causa osteoporose facilitando fraturas que têm a consolidação lentificada. Além disto, a nicontina prejudica a cicatrização dos tecidos.

10- cuidado com animais domésticos que possam entrar entre as pernas dos idosos, mesmo que “fazendo festa”, em tom de brincadeira, mas que possam fazer os idosos tropeçar e cair.

 

Dr. Guilherme Horta Dias
Grupo de Cirurgia do Quadril