Dor no Calcanhar (Retropé) ou Talalgias

A dor na parte de trás do pé, região posterior à linha dos maléolos, é característica marcante de um grupo amplo de patologias, cuja alta prevalência as colocam entre os principais motivos de consulta ao especialista. Dentre elas, as mais comuns são as entesites do tendão calcâneo e da fáscia plantar (tendinite insercional e fascite plantar respectivamente), bursite retrocalcaneana, síndromes compressivas periféricas (Síndrome do túnel do tarso), síndrome do impacto posterior e fraturas por estresse do calcâneo.

Uma vez definido o diagnóstico preciso, medidas simples e gerais como emagrecimento, adequação de calçados, prática sistemática e regular de alongamentos excêntricos para cadeia muscular posterior e fáscia plantar devem ser instituídas de partida. Ainda no espectro de tratamento conservador, que deve ser tentado por no mínimo 3 meses, lançamos mão de imobilizações, uso de órteses, medidas físicas locais analgésicas e anti-inflamatórias (calor, gelo, ondas curtas, infravermelho, tens, etc), Terapia de Ondas de Choque – TOC, e associações medicamentosas.

Após o esgotamento de tais ações terapêuticas de primeira linha, procedimentos invasivos ou cirúrgicos podem ser indicados, sempre com seus riscos, complicações e índices de sucesso bem esclarecidos ao paciente.

 

Dr. Rodrigo Garcia Vieira
CRM/MG 33708